Dromos – Direito e Cidadania – Questionário – Manifesto Comunista

Caros Alunos,
 
conforme combinado, segue abaixo um breve questionário sobre a leitura do Manifesto do Partido Comunista. As respostas e redação podem ser enviadas para o meu e-mail – pedromader@gmail.com – até terça-feira da semana que vem, dia 10 de agosto. Qualquer dúvida sobre o trabalho, não deixem de escrever.
Abraço e até a próxima aula!
 
Prof. Pedro
Direito & Cidadania
Colégio Dromos
 
 
Primeira Parte:

Tendo lido o Manifesto do Partido comunista, julgue os itens que se seguem.
 
1. De acordo com Marx, a história de toda a sociedade até o seu tempo é a história das lutas de classe.
 
2. Conforme expresso no Manifesto Comunista, a principal diferença entre a sociedade burguesa moderna e as sociedades do passado é que estas viviam em harmonia, sem antagonismos de classe.

3. Entre as características da sociedade burguesa moderna, segundo Marx, está a explicitude das relações de exploração
 
4. Para o socialismo conservador, a correção das injustiças sociais e a mitigação do sofrimento do proletariado têm como objetivo auxiliar o proletariado em sua revolução.
 
5. Os objetivos da revolução defendida pelo movimento comunista só poderiam ser alcançados mediante o uso da força, a não ser que o Estado promovesse as reformas trabalhistas almejadas pelo proletariado.
 
6. Vladmir Lenin e Leon Trotski foram os pensadores que tiveram maior influência intelectual em Marx e Engels.
 
7. Os objetivos imediatos dos comunistas incluíam a unificação do proletariado em classe dominante; a derrubada da supremacia burguesa; e a a conquista do poder político pelo proletariado.
 
8. A destruição da família e o fim da propriedade privada eram alguns dos argumentos contrários ao movimento revolucionário comunista.
 
9. De acordo com o Manifesto do Partido comunista, o primeiro passo para a revolução da classe trabalhadora é a criação de uma ditadura permanente do proletariado

10. A abolição de todos os direitos de herança; a centralização estatal de comunicação e transporte; o estabelecimento de ensino gratuito para crianças; e o aumento da distinção entre cidade e campo são ações sugeridas por Marx como etapas necessárias e úteis durante as primeiras fases da revolução proletária.

11. De acordo com Marx, os comunistas estão dispostos a trabalhar com qualquer partido político que se oponha à classe burguesa e que defendam reformas trabalhistas.

12. O proletariado, composto pela classe de trabalhadores assalariados modernos, caracteriza-se por não deter seus próprios meios de produção e por vender seu trabalho para subsistência própria.
 
13. Os meios de produção incluem os instrumentos, mas não os métodos de trabalho.
 
14. O proletariado tem dificuldade em aceitar a revolução comunista por medo de perder sua propriedade e controle do seu trabalho.

15. Após a revolução pregada por Marx e Engels, a propriedade será detida pelo proletariado.
Segunda Parte:

Dissertação

Se Marx e Engels tivessem escrito o Manifesto do Partido Comunista no Brasil de hoje (início do século XXI), o que seria igual? O que seria diferente?
(Mínimo de 15 linhas)

Anúncios

One response to this post.

  1. Vou ter que re-ler o Manifesto agora. Bom questionario.
    Abraco do Guga

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: