Nacionalidade e Cidadania

Caros alunos,

como vimos hoje, um dos requisitos para ser eleitor é ser brasileiro. E quem é considerado brasileiro? A Constituição responde essa questão nos seus artigos 12 e 13. Os eleitores, por sua vez, são aqueles especificados pelo art. 14.

O trabalho de hoje consiste em dar início ao alistamento eleitoral de vocês. Para fazer isso, o primeiro passo é cadastrar-se no Título NET, do Tribunal Superior Eleitoral – TSE. Valendo um ponto na nota do portfólio, apresentem o comprovante de inscrição no Título Net na próxima aula.

Para quem já é eleitor cadastrado, procurem o o portal do Tribunal Regional Eleitoral – TRE e solicitem uma certidão de quitação eleitoral (que substitui os recibos de votação). A apresentação da certidão também vale um ponto no portfólio.

Para nossos precoces colegas, que ainda não tenham completado 16 anos, também valendo um ponto, ofereçam tirar a certidão de seus pais ou amigos que tenham votado nas eleições passadas.

Qualquer dúvida, escrevam.

Anúncios

2 responses to this post.

  1. Posted by Juan Carlos Arruda on 05/04/2011 at 19:19

    Pedro,
    Meu título de eleitor é do Rio de Janeiro.Entrei no site do TRE-RJ para solicitar um certificado de quitação eleitoral.Mas,eles só o enviam pelo correio,e provavelmente não chegará a tempo de sua próxima aula.Como devo proceder?

    Abraços,Juan!

    Resposta

    • S.A.R.,
      se houver custo para você não precisa solicitar a certidão (os seus comprovantes de votação são suficientes para comprovar a sua quitação). Se for gratuito, como é o serviço daqui de Brasília, traga cópia da sua solicitação.
      Abraço,
      Pedro

      Resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: