Estudo de Caso – Preparação para o Juri Simulado

Caríssimos,

peço desculpas pela demora do post. Conforme combinado em sala, a base da nota para o segundo trimestre será uma redação, de 20-30 linhas, a mão ou digitada (fonte Times ou equivalente, tamanho 12, espaçamento entrelinhas em 1,5). Prazo para entrega: terça-feira, dia 2 de agosto. Não receberei redações após essa data. Quem não puder estar presente ou for viajar, envie antes, por email. Qualquer dúvida, escrevam.

Como na redação passada, os critérios de avaliação são:

1. Forma (40%): 1.1 Tamanho (20 a 30 linhas); 1.2 Ortografia; 1.3 Legibilidade; e 1.4 Gramática (concordâncias verbal e nominal, uso correto de tempo verbal, preposições, pontuação, etc.)

2. Conteúdo (60%): 2.1 Adequação ao tema; 2.2 Desenvolvimento e construção do texto; e 2.3 Argumentação

Tema: O caso dos espeleologistas

Um grupo de seis espeleologistas saiu em expedição de mapeamento de uma caverna, com previsão de conclusão em sete dias. No quinto dia da missão, a região da caverna sofreu um abalo sísmico cuja intensidade causou o desmoronamento da rota de saída, impedindo o retorno imediato dos exploradores.

Presos no interior da terra, conseguiram ainda enviar um sinal de socorro, via rádio, à equipe de superfície, que prontamente contatou as autoridades. O trabalho de resgate começou no dia seguinte, e, pelo esforço heróico da equipe de resgate, em 15 dias conseguiram alcançar o grupo de exploradores.

No entanto, a primeira constatação é de que somente cinco indivíduos – cansados e abatidos – saíram vivos da caverna. O sexto explorador falecera alguns dias antes.

Questionados sobre a morte do colega, os sobreviventes informaram que, ao esgotarem os mantimentos, já racionados, e constatando a impossibilidade de sobreviverem sem água ou alimento, tirariam a sorte para decidir qual deles seria sacrificado para dar sobrevida aos demais.

Considerando os fatos narrados acima, e os princípios do Direito Penal Brasileiro que estudamos em aula, escreva uma redação, analisando as seguintes questões:

Houve a prática de crime por parte dos espeleólogos sobreviventes? Em caso afirmativo, indique qual crime(s) foram praticados. Em caso negativo, por quê não? Os sobreviventes devem ser punidos? De que forma? No presente caso, a Lei Penal é justa? Por quê?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: